Advertisement

DUAS CORES, DUAS EMOÇÕES E UMA SÓ PAIXÃO

Compartilhar

CULTURA| A noite deste sábado (24/03), no Copacabana Chopperia, foi marcada pela energia contagiante do ritmo regional. Os Bumbás Garantido e Caprichoso levantaram a bandeira em prol da Identidade Cultural e mostraram aos apaixonados e visitantes, que a Toada, compasso envolvente de valorização da cultura regional, veio a todo vapor, agitando o primeiro ensaio dos Bumbás na capital amazonense.

A festa iniciou emocionante com PA Chaves, dando um show de carisma e encantando a nações azul e vermelha. Jr Paulain levou a galera azulada ao delírio e mostrou sua paixão pelo touro negro. Leonardo Castelo, acompanhado do ritmo, cadência e tradição do festival, a Batucada, fez um show à parte, selecionando um repertório dançante e alegre, e aproveitou a oportunidade para chamar ao palco, a presidente e vice-presidente do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Izonei Tomé e Welciane Jacinto, onde foram homenageadas pelo excelente trabalho que estão fazendo frente a Associação.



A noite terminou com o show de David Assayag, seguido da Marujada de guerra, que fizeram a galera em um grande coro cantar diversas toadas, entre elas, “O Ritmo é de Boi” e “Povo Festeiro da Ilha”, mas o ponto alto da noite foi dado pelo “Balanço Popular”, “Que ritmo é esse que te prende, e te alucina, te arrepia, se espalhando feito um facho de alegria, Me contaram é o doce balanço de um boi”.

O show não seria impecável sem a presença do CDC Manaus, Somos um Show e Garantido Show, Comando Garantido, Grupo Ágata de Presidente Figueiredo, Raça Azul e FAB que vibraram do início ao final da noite, direcionando milimetricamente os passos de cada toada.

“Estrutura de primeira, programação e organização detalhista me surpreenderam. Repertório mesclando toadas que marcaram época e atuais nos emocionam “, observa Beto Perrone, torcedor do Boi Garantido

Segundo o presidente da AACT (Associação Amazonense dos Cantadores de Toada) Alex Pontes, “O Boi Bumbá precisava do elo de união, a associação é esse elo, da União dos Bumbás e a Amazonastur é fundamental, para não apenas atrair o público que já visitava os currais ou o bar do boi, mas atrair um público novo. Vivemos um novo momento”.

O Diretor Presidente da AmazonasTur, Orsine Junior, acompanhou de perto o primeiro ensaio oficial dos Bois em Manaus e se mostrou satisfeito com o resultado da escolha do local. Confira o álbum completo em: Ensaio dos Bumbás.

Fotos: Luciano Bittencourt