Advertisement

Educadora da rede estadual é selecionada para participar de formação nos EUA

Compartilhar

A professora de Língua Inglesa, Sílvia Gabriella Carvalho, da Escola Estadual Professor Ruy Alencar, zona norte de Manaus, foi contemplada com um intercâmbio de seis meses no Estados Unidos. Através do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa. Conhecido como Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI, na edição de 2023.

Esta é a primeira vez que um educador do Amazonas é contemplado com o curso, e o resultado da seleção, que durou oito meses, foi alcançado por meio do projeto “Be Smart Online”. Inegavelmente, foi idealizado pela docente Silvia, que visa promover saúde mental e conscientização sobre o cyberbullying no Ensino Médio.

A professora Sílvia Carvalho destaca a importância da conquista e descreve como é representar o estado do Amazonas internacionalmente.

“É muito gratificante. Foi um dos desafios mais interessantes que eu já passei, desde que eu iniciei nesse ramo da educação, há dez anos atrás, e eu estou muito feliz com o resultado. A importância dessa aprovação é colossal porque o nome da escola Professor Ruy Alencar vai estar sendo representado fora do país, o Amazonas vai estar sendo representado por uma professora do estado”, comemora.

A viagem está prevista para agosto de 2023, e a coordenadora estadual do DAI, Bruna Araújo, descreve os planos para o futuro.

“A expectativa é que, quando a Silvia voltar do programa, a gente faça um plano de ação para que a gente visite as escolas na capital e no interior e que a Silvia possa compartilhar os resultados do aprendizado dela e colocar em prática os objetivos em relação aos projetos educacionais que foram apresentados ao longo do programa. Vai ter todo o monitoramento do governo americano e o nosso”, afirma.

Secretaria Estadual de Educação e Desporto escolar- Amazonas
A criação da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) ocorreu no ano de 1946, através da Lei 1.596, de 05/01/1946, com denominação de Diretoria Geral do Departamento de Educação e Cultura. Com a Lei 12, de 09/05/1953, sofreu a primeira alteração em sua nomenclatura, recebendo o nome de Secretaria de Educação, Cultura e Saúde. Ainda no mesmo ano, com a Lei 65, de 21/07/1953, recebeu a denominação de Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social.

Após dois anos, sob a Lei 108, de 23/12/1955, recebe o nome de Secretaria de Educação e Cultura. Além disso, nova alteração só ocorreu 46 anos mais tarde, com a Lei 2.032, de 02/05/1991, quando recebe o nome de Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto.

FOTO: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre política, educação, economia, empreendedorismo, inovação, tecnologia, sociedade, turismo, técnicas e linguagens artísticas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *