Cinco editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) estão com inscrições abertas até sexta-feira (17/03). As oportunidades são para as linhas de formação de recursos humanos, popularização da ciência e difusão do conhecimento, e desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado do Amazonas.
Os recursos investidos pelo Governo do Amazonas somam R$ 14.204,800, a serem aplicados nos seguintes programas: Programa Ciência na Escola (PCE), Programa Universal, Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), e Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter Infra CT&I).
As propostas deverão ser apresentadas em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam – SigFapeam, disponível em: www.fapeam.am.gov.br
Para acessar o formulário o proponente deve entrar no sistema com seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários devem realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada quando da inscrição.
Mais informações sobre os editais que estão com inscrições abertas:
Programa Universal – Fapeam 20 anos:
http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0012023-programa-universal-fapeam-20-anos/
Programa Ciência na Escola (PCE):
http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0022023/
Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev):
Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I):
Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter Infra CT&I):
Fapeam
A Lei nº 2.743, de 10 de julho de 2002, autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, com a finalidade exclusiva de amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico experimental, no Estado do Amazonas, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.
Fotos: Érico Xavier/Fapeam
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre economia, empreendedorismo, educação, inovação, tecnologia, ciência, sociedade, política, técnicas e linguagens artísticas.
Leave a Reply