Após conquistar o Prêmio Saint-Gobain, considerado o “Oscar” da arquitetura brasileira, o Botânica Office, business center em construção em Manaus, acaba de vencer o Prêmio Somos Cidade de Arquitetura Contemporânea, na categoria Empreendimentos em Execução. A escolha levou em consideração as obras arquitetônicas mais belas, interessantes, modernas, audaciosas e inspiradoras do Brasil. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 8, em cerimônia realizada em São Paulo.
Avaliando o impacto estético, o prêmio busca reconhecer obras que se destacam por sua beleza, inovação e contribuição para o espaço público. Um diferencial importante do Botânica Office é justamente sua fachada, completamente revestida por plantas, se tornando um dos poucos edifícios do país a adotar na íntegra o conceito biofílico. Além da estética, as plantas que compõem as quatro fachadas trazem funcionalidades importantes como conforto térmico, economia de energia e, principalmente, bem estar das pessoas envolvidas nestes espaços.
Referência em arquitetura
As premiações que o Botânica Office tem recebido, mesmo antes de estar com as obras concluídas, têm ajudado a tornar o empreendimento um cartão de visitas para o Amazonas, atraindo a atenção investidores do mundo todo. Além do potencial de embelezar a cidade, o projeto tem impulsionado o setor imobiliário local, conferindo maior visibilidade aos empreendimentos amazonenses e consolidando a região como um polo de desenvolvimento arquitetônico e urbanístico.
Beleza, funcionalidade e natureza
O Botânica Office está situado no bairro Parque 10 de Novembro, uma das áreas comerciais mais aquecidas da capital amazonense. O projeto do Botânica Office é assinado pelo escritório Troost + Pessoa Architects, liderado pelos arquitetos Laurent Troost e Vitor Pessoa, com influência do que há de mais avançado em arquitetura global.
O business center é o primeiro edifício 100% biofílico da Amazônia. Com uma fachada que floresce durante as estações do ano, o projeto alia estética e funcionalidade, incluindo floreiras em todos os andares e um corredor técnico para a manutenção das plantas. Um sistema inovador de irrigação que mantém as plantas hidratadas e saudáveis.
O edifício oferece uma estrutura exclusiva para escritórios e consultórios, com salas que variam de 32m² a 132,98m² e lajes corporativas de 488,40m² a 884,52m², além de uma área comum com lobby de pé direito duplo, circulação e hall de elevadores com janelas para a cidade em todos os pavimentos.
Sobre a Engeco – É uma construtora e incorporadora que está há 40 anos no mercado imobiliário. Foi fundada por Maury Guerreiro e Porfírio Saldanha e tem se destacado por oferecer empreendimentos comerciais e residenciais de alto padrão e exclusivos
Sobre a Troost + Pessoa Architects – É a parceria entre o belga Laurent Troost e o brasileiro Vitor Pessoa, arquitetos que trabalham com o conceito integralista, focado no diálogo entre arquitetura e natureza. Troost é responsável pelo projeto de restauração do Casarão da Inovação Cassina, que recebeu o prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana, entre outros.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply