A poesia como ferramenta de resgate, identidade e força. Essa é a essência de “Alguns Palpites do Despertar da Onça”, primeiro livro do escritor e pesquisador Saile Moura, que retorna a sua cidade natal, Manaus, para lançar a obra no dia 29 de março de 2025, na Livraria Barros, anexo do Centro Cultural Casarão de Ideias. O evento, com entrada gratuita, marca o reencontro do autor com suas origens após o sucesso dos lançamentos em Florianópolis e São Paulo.
Publicado pela Editora Patuá, o livro transita entre memórias coletivas e pessoais, explorando o tempo, os sonhos, a ancestralidade indígena e a força instintiva da floresta. A onça-pintada, símbolo central da obra, guia os leitores por caminhos de resistência e pertencimento, enquanto a poesia se manifesta em versos, haicais e reflexões que rompem com narrativas únicas e coloniais.
Para Saile, a poesia é um exercício de rastros e sensações.
“Tem dias que a poesia vem, mas ser poeta é demais pra mim, prefiro deixar que aconteça quando for pra ser. O instante da poesia é uma decisão dos meus antepassados”, reflete.
Em sua obra, Saile Moura também evoca os fluxos do tempo e os movimentos da alma, trazendo à tona histórias que precisam ser contadas.
Sobre o autor
Natural de Manaus, Saile Moura é ator formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Mestre, além de Doutorando, em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Sua trajetória acadêmica e artística é marcada pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa focados nos estudos do corpo, da escrita e da pedagogia das Artes da Cena, com atuação nos campos do Teatro, da Dança e da Performance.
Atualmente, em seu Doutorado, investiga a presença das plantas e de corpos negros, indígenas e LGBTQIAP+ no criar e ensinar artístico, por meio da pedagogia das Artes Cênicas. Além disso, possui artigos científicos publicados e, em 2024, lança sua primeira obra de poesias, que ressoam as marcas identitárias de um corpo e suas raízes.
Saile é filho, sobrinho, neto, irmão, tio, aluno, professor, palavras e silêncios. Nem sempre nessa ordem, mas sempre permitindo que o movimento da vida embaralhe esses modos de ser corpo.
Como escritor, Saile lança seu primeiro livro pela Editora Patuá. O lançamento na capital amazonense representa um marco especial em sua trajetória, não apenas como escritor, mas como alguém que retorna às suas raízes para compartilhar sua arte e fortalecer sua identidade.
Fotos: Gisely Moura Argôlo
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply