Advertisement

Crianças e adolescentes apresentam projetos na Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental

Compartilhar

O Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão, que fazem parte das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), realizarão nos dias 25, 26 e 27, das 7h às 12h, a Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental. O evento acontecerá na sede do Colégio Martha, Falcão, localizado na rua Salvador, nº 455 – Adrianópolis, e vai contar com a participação de crianças e jovens que apresentarão projetos inovadores abordando os desafios ambientais locais, como a restauração de igarapés e a gestão de resíduos sólidos.

Segundo a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza, a Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental foi inspirada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que vai acontecer em novembro deste ano, em Belém (PA), e vai discutir pautas ambientais importantes, entre elas, a redução de emissões de gases de efeito estufa, mudanças climáticas e preservação das florestas e biodiversidade.

“Desde o anúncio da COP 30 surgiu a ideia de nos prepararmos para esse momento, que visa discutir dias melhores para a humanidade, mas não somente para Belém ou para Manaus, mas para o Mundo todo. Mudanças de atitudes e cuidado com a natureza e a nossa casa precisam fazer parte dos nossos hábitos desde já!”, destacou a educadora durante o lançamento do evento.

Vale destacar que a instituição tem no seu DNA o amor pelas causas ambientais, por conta da sua patrona, a professora, pesquisadora e ecologista Martha Falcão, falecida em 2016. Entre seus legados está o Clube do Futuro Cientista, que proporciona aos alunos atividades práticas, visitas técnicas, palestras, ações sociais e ambientais, como o cultivo e distribuição de mudas em bairros da periferia de Manaus.

Programação da Conferência

Durante o lançamento da Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental, que aconteceu no dia 27 de fevereiro, alunos das INFS participaram de uma imersão com oficinas preparatórias com temáticas definidas. Em seguida, os alunos visitaram três salas divididas pelos subtemas onde puderam conhecer e poder escolher seus focos de pesquisa.

O evento tem como tema central “Transformação do Brasil com Educação e Justiça Climática: ações possíveis para a Restauração de Igarapés, a Gestão de Resíduos Sólidos e a Arborização Urbana.” A programação da conferência será retomada na próxima terça-feira, dia 25 de março, às 7h, e inclui uma Hora Cívica em alusão à Semana da Árvore das Regiões Norte-Nordeste. Às 10h, a engenheira agrônoma Ana Cecília Nina Lobato, falará sobre a crise ambiental e impacto no fornecimento de alimentos.

No dia 26, será o início dos trabalhos nas salas de discussões, desenvolvimento das propostas e aprovação da proposta final. E no dia 27, acontecerá uma votação em assembleia que vai decidir a ordem de prioridade em que as propostas irão ser colocadas em prática. No encerramento da conferência, às 10h, acontecerá uma mesa redonda mediada pelo professor Carlos Henrique Abreu dos Santos sobre o tema do evento. A discussão contará com a participação do engenheiro agrônomo Eron Bezerra, a bióloga Samantha Aquino Pereira e o biólogo Ricardo Braga.

Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *