Advertisement

Tradição lusitana em Manaus, ‘Corte do Bacalhau’ acontece nesta sexta (11), no Engenho

Compartilhar

Tradição portuguesa que já tem seu espaço garantido na Páscoa do Grupo Engenho, o Corte do Bacalhau, uma experiência em que Chefs fazem o corte da manta do famoso Bacalhau do Porto ao vivo, vai acontecer ​nesta sexta (11), no restaurante Engenho Cozinha Brasileira, no piso Buriti do Manauara Shopping, avenida Mário Ypiranga.

Realizado anualmente pelo Grupo Engenho, o evento é uma oportunidade para que os clientes possam apreciar e aprender as técnicas de corte e preparo de pratos tradicionais da culinária lusitana, como o Bacalhau à Lagareiro, o Bacalhau à Gomes de Sá e a salada de Bacalhau. Além, é claro, de poder tirar dúvidas com a equipe do Engenho, fazer degustação de alguns desses clássicos e comprar postas para preparar em casa – pedida certa para garantir o almoço de Páscoa.

“O Corte de bacalhau é um procedimento que adotamos para demonstrar para os clientes como tratar a manta de Bacalhau Gadus morhua salgada. Desse produto super nobre tiramos vários cortes responsáveis por diversos pratos clássicos, como as lascas de bacalhau para o ‘Gomes de Sá’, as ‘migas’ para o bacalhau com natas e a salada de bacalhau, e o lombo para o famoso Bacalhau à Lagareiro, sempre buscando ensinar ao cliente o melhor aproveitamento de todas as partes da manta de bacalhau. É uma experiência única, especialmente aqueles que apreciam o bacalhau”, disse Sidnei Dutra, sócio-diretor do Grupo Engenho.

Bacalhau de Primeira

Muita gente ainda não sabe, mas o bacalhau, na verdade, é um processo de salga e secura, que pode ser feito com diferentes espécies de peixes. A mais nobre e cobiçada delas é a Gadus morhua – o famoso Bacalhau do Porto, que ganhou esse nome por ser uma receita típica da cidade portuguesa, que foi a primeira a receber e preparar o bacalhau.

Essa é a espécie utilizada nos pratos do Engenho Cozinha Brasileira, e que confere uma qualidade diferenciada às receitas, garante o Chef Nelson Tubino, gerente técnico do Engenho. “Nós importamos diretamente de Portugal e Noruega o bacalhau em mantas salgadas e desidratadas, o que confere um alto padrão de qualidade ao produto. E, aqui já em nossas lojas, fazemos os cortes”, explicou o Chef Nelson.

Serviço:

Corte do Bacalhau no Engenho
Quando: Sexta, 11 de abril, às 14h
Onde: Engenho Cozinha Brasileira do Manauara Shopping, piso Buriti

Fotos: Divulgação

Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *